O crescimento do número de utilizadores em sistemas operativos alternativos ao Windows, no PC e no telemóvel, está a descentralizar os ataques informáticos e a fazer com que deixem de estar tão concentrados no universo Windows. A conclusão é do relatório mensal de segurança da Symantec, relativo ao mês de maio.



De acordo com o documento, a concentração dos ataques informáticos em sistemas Windows ao longo de vários anos deveu-se essencialmente ao facto de serem simples de explorar; estarem em todo o lado e terem um retorno de investimento lucrativo para os atacantes, alinha a Symantec, que vê mudanças na situação atual.



"O que testemunhamos nos dias de hoje é que os atacantes estão a alterar as suas atenções", uma mudança explicada pela proliferação de sistemas operativos, a potenciar lucro noutras plataformas.



Um exemplo claro dessa alteração está no crescimento das ameaças dirigidas a sistemas Android: em maio do ano passado foram detetadas 11 novas famílias de malware para Android. Em maio deste ano o número aumentou para 30, quase triplicando.



Outro exemplo de diversificação dos alvos escolhidos para ataques informáticos é o Mac SO, o sistema operativo na base dos computadores da Apple, que no período foi vítima de um trojan, o Flashback, que conseguiu afetar 600 mil computadores. O aumento expressivo do número de utilizadores Mac - que nos Estados Unidos já representam 10% do mercado - não será alheio ao fenómeno.



Os ataques via browser também são destacados pela empresa, que sublinha o seu crescimento e faz notar o potencial de risco, uma vez que podem ser transversais a diversos sistemas operativos. O Neloweb é um bot com estas características, que manteve atividade em maio. Até agora tem funcionado especificamente para Windows, mas já há sinais de que está a ser redirecionado para outros browsers e a Symantec acredita que em breve isso se verificará.



Os vírus criados com fins e alvos específicos, como o Flamer, também são referidos como uma nova tendência, que tira partido da evolução da informática para potenciar recursos de espionagem.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.