A Microsoft apresentou à imprensa portuguesa o Windows Phone 8, o mais recente sistema operativo móvel da marca. No evento a empresa optou por destacar o nível de personalização que pode ser feita pelos utilizadores no WP8 e como a empresa "reinventou o smartphone".

Pedro Paiva, diretor de canal de operadores e mobilidade da Microsoft Portugal, atribuiu a invenção do smartphone à Apple, mas referiu que desde então a evolução não tem sido grande, sobretudo a nível de software: "o sistema usado continua a ser o dos ícones estáticos".

E é nos mosaicos dinâmicos do ecrã principal dos telemóveis com Windows Phone que a empresa aposta a sua diferenciação em design de software. Os mosaicos afixados são escolhidos conforme os conteúdos que cada utilizador considerar mais importantes e fazem chegar a informação instantaneamente sem que seja preciso ir à procura dela.

As próprias aplicações também são dinâmicas e conseguem interagir com o ecrã de bloqueio. As notificações de email, mensagens ou redes sociais notificam logo no primeiro ecrã as novidades do utilizador. Num outro exemplo dado foi mostrado como a aplicação do eBay consegue transmitir no ecrã de bloqueio as licitações que estão a ser feitas em leilões em que o utilizador esteja envolvido.

Outro destaque da gigante de software foi para a integração que existe entre determinadas aplicações e os contactos pessoais do utilizador. Tal como destacou Pedro Paiva, é possível partilhar no mural do Facebook de alguém a partir do cartão de contacto dessa pessoa no telemóvel, sem ser necessário abrir a app da rede social. O mesmo vale para o Skype, que foi redesenhado a pensar no novo ecossistema Windows. O Skype "vai estar brevemente disponível na Windows Phone Store", adiantou Pedro Paiva.

"Não é preciso abrir aplicações para fazer uso delas, graças ao sistema de integração do Windows Phone 8", acrescentou o responsável da Microsoft Portugal.

[caption]Apresentacao WP 8[/caption]

Quantidade não é qualidade

A loja de aplicações do Windows Phone conta neste momento com mais de 120 mil apps, e 46 das 50 aplicações mais descarregadas mundialmente também estão disponíveis para o sistema operativo móvel da Microsoft. O número ainda é pequeno comparado com outros sistemas de aplicações como as 700 mil apps do Google Play ou AppStore, mas a empresa está decidida a "apostar na qualidade e não na quantidade". "Todas as aplicações da Windows Phone Store foram testadas e certificadas pela Microsoft", garantiu Pedro Paiva.

Questionados pelo TeK sobre a construção de novas aplicações por empresas e programadores portugueses, Pedro Paiva e Alexandre Mestre, perito em Windows da Microsoft Portugal, explicaram que não houve um desenvolvimento específico porque as apps que funcionam em Windows Phone 7 vão estar todas disponíveis nos novos smartphones com WP8. Assim, a aplicação da RTP, do Meo Go ou da MusicBox da PT continuam disponíveis para os utilizadores do novo sistema.

O telemóvel pessoal partilhado com os outros

Como a personalização de cada dispositivo é uma das principais preocupações da empresa no novo sistema operativo móvel, foram desenvolvidas opções que garantam ao mesmo tempo privacidade e controlo de informação nos telemóveis. A opção "Salas" é um espaço onde os contactos podem ser divididos para que haja partilha de mensagens, calendários e notas em grupo, mas só com as pessoas definidas. Um homem pode criar uma Sala com a esposa, e a lista de compras é partilhada e sincronizada entre os dois, como foi explicado à imprensa.

A "Área dos Juniores", tal como o nome indica, é um espaço dedicado aos mais novos e funciona como "um smartphone dentro do smartphone", onde o utilizador principal pode definir limites na utilização do dispositivo. Dentro da Área dos Juniores apenas aparecem as aplicações e as funções que o utilizador primário permitir, para impedir que involuntariamente sejam enviadas mensagens ou compradas aplicações. O acesso a esta área é feito com dois deslizes de dedo: um para a esquerda para "trocar de utilizador" e outro para cima para desbloquear essa área.

O novo ecossistema Windows

O Windows Phone 8 vem ainda equipado com outros recursos como o controlo e compressão de dados de redes móveis, transição automática entre redes Wi-Fi e 3G/4G, a aplicação Carteira que permite gerir e fazer pagamentos através de telemóvel com recurso a NFC, bem como uma ferramenta de pesquisa por voz.

Para lançar a pesquisa vocal basta pressionar o botão Home e depois indicar qual a tarefa a ser desempenhada. Os idiomas da pesquisa ainda são limitados e no caso português, apenas está disponível o português do Brasil. Uma versão "português de Portugal" está a ser desenvolvida mas ainda não tem data para ficar disponível. Mas no exemplo dado por Alexandre Mestre, mesmo com o assistente em PT-BR e sem o recurso forçado a sotaque, a pesquisa e o lançamento de aplicações foi feito sem problemas.

Por fim foi destacada a preocupação empresarial que a Microsoft teve no desenvolvimento do WP8. Existe encriptação de dados, um espaço dedicado para a comunicação da empresa, separação entre email pessoal e empresarial, e há a inclusão do Microsoft Office no smartphone.

A integração entre o telemóvel e o computador/tablet agora também é assegurado de forma mais transversal, muito por causa da mesma base de sistema que é comum ao Windows 8 e ao Windows Phone 8. O Skydrive, sistema de cloud da Microsoft, garante uma ligação e sincronização constante entre o smartphone e outros dispositivos, e vice-versa, sendo possível um utilizador retomar a leitura de um documento no computador a partir da mesma página onde tinha parado no telemóvel.

Windows Phone 8 entra no mercado português

O Windows Phone 8 foi apresentado internacionalmente no dia 29 de outubro, mas a Microsoft Portugal preferiu adiar a apresentação para que esta coincidisse com o lançamento de novos smartphones já com o novo sistema operativo. O HTC 8X está disponível em Portugal a partir de hoje através de operadoras e lojas de retalho, e o preço varia consoante o vendedor. Na Vodafone o HTC 8X tem um preço de 489 euros, enquanto na FNAC pode ser comprado por 629 euros.

[caption]Apresentacao WP 8[/caption]

[caption]Apresentacao WP 8[/caption]

Para já este é o único smartphone disponível, mas "nas próximas semanas", deverão chegar ainda o HTC 8S (que também se vê nas imagens)e o Samsung Ativ S. Os lançamentos deverão acontecer ainda dentro do mês de novembro, mas a Microsoft sublinhou que os processos de lançamento de produtos pode ser antecipado ou atrasado pelas fabricantes e operadoras.

Os mais "ilustres" smartphones com WP8, os Nokia Lumia 920 e 820 só deverão chegar a Portugal depois do Natal, mas também a disponibilidade destes dispositivos está dependente dos avanços entre fabricantes e operadoras.

Quando questionado pelo TeK sobre a quota de mercado e o número de smartphones com Windows Phone vendidos até à data em Portugal, Pedro Paiva não revelou números, mas anteriormente já tinha referido que a Microsoft não está preocupada com "o market share, mas sim com o mind share" das pessoas. Assim como os executivos internacionais da Microsoft, também os responsáveis portugueses estão confiantes no sucesso e no crescimento do Windows Phone 8, em Portugal e no mundo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico