Prestes a completar o seu primeiro ano no mercado, o Windows Vista ainda não conseguiu convencer os utilizadores. Apesar dos últimos números publicados por consultoras indicarem que a Microsoft já vendeu 130 milhões de cópias do sistema operativo e que no último trimestre a comercialização do software aumentou 47 por cento, a verdade é que grande parte das unidades contabilizadas correspondem a cópias do Vista incluídas nos computadores vendidos recentemente.



A GFK refere que 77 por cento dos equipamentos vendidos desde Julho incluem o Windows Vista, o que significa que o aumento de vendas do sistema operativo não está assim tão relacionado com a procura do consumidor pelo software mas sim com o número de computadores vendidos.



Por sua vez, um estudo da King Research revela que 90 por cento dos responsáveis pelos departamentos informáticos das empresas não estão interessados em migrar do XP para o Vista por acreditarem que o primeiro é mais fiável e tem menos problemas de compatibilidade com outras aplicações.



A melhor perspectiva é dada pela Forrester Research que refere que, no máximo, no final do próximo ano, um terço das empresas já começaram a mudar para Windows Vista. A única curiosidade reportada pela Forrester é o facto de nenhuma empresa europeia inquirida no âmbito da sua análise ter admito já ter adquirido o Vista.



De qualquer forma, os especialistas de mercado acreditam que o impulso do Vista no mercado será dado quando for disponibilizada a versão final do Service Pack 1 para o software, no primeiro trimestre de 2008, especialmente porque vai corrigir alguns dos pontos negativos frisados pelos utilizadores.



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