A Microsoft está a trabalhar com a indústria cinematográfica com o objectivo de incluir mais procedimentos de verificação da legalidade dos conteúdos exibidos nos computadores com o Windows Vista. O novo sistema operativo da empresa de Bill Gates, que deve chegar ao mercado em 2006, garante assim maiores salvaguardas à proliferação de conteúdo multimédia ilegalmente copiado.




As protecções que estão a ser desenvolvidas não estão ainda integradas na versão beta que já está a ser testada por muitos utilizadores, devendo ser incluídas numa próxima edição. Porém, o movimento está já a levantar preocupações entre a comunidade de programadores e as organizações de protecção dos direitos cíveis que alegam que este movimento pode impedir a inovação e trazer problemas de compatibilidade aos utilizadores.



De acordo com uma notícia da C|net, que cita responsáveis da Microsoft, as protecções ao vídeo e áudio funcionam quando os ficheiros são transferidos do computador para o DVD ou leitor de media, o que dificulta a cópia sem permissão dos detentores de direitos de autor.



A maioria das novas funcionalidades de protecção são destinadas a conteúdos de alta definição, confirma a Microsoft.


Mais do que as protecções tradicionais dos DRMs (digital rights management), que garantem que determinado conteúdo é visualizável ou audível apenas em determinado equipamento ou em certas condições, o Windows Vista aborda a protecção de ligação, que tenta que os ficheiros não sejam copiados enquanto "viajam" entre dispositivos através da encriptação da comunicação e verificação sobre o tipo de dispositivo onde vai ser usado.



Na prática os computadores com Windows Vista não poderão ser ligados a certos tipos de ecrãs ou televisores para exibir conteúdos multimédia, evitando também que sejam gravados determinados conteúdos. A empresa garante porém que os conteúdos legais poderão ser vistos e ouvidos sem problemas.

Notícias Relacionadas:

2005-07-28 - Microsoft disponibiliza primeira versão beta do Windows Vista

2005-07-22 - Longhorn transforma-se em Windows Vista e estreia beta a 3 de Agosto

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.