Faltam poucos dias para que o Windows XP deixe de contar com o suporte oficial da Microsoft. O sistema operativo terminou o mês de março garantindo presença em 27,69 % dos computadores mundiais. Uma taxa elevada sabendo o que está para acontecer. Nos próximos meses o XP não vai desaparecer das análises estatísticas e será relevante acompanhar a evolução de um software mais permeável a ataques informáticos.
O Windows XP perdeu 1,84 pontos percentuais em comparação com os valores de fevereiro, mas continua a ser de longe o segundo sistema operativo mais popular. Na terceira posição surge o Windows 8 com 6,41% de quota de mercado. O mais recente, o Windows 8.1, segue no quarto posto com uma taxa de 4,89%.
O Mac OS Mavericks, com uma quota de 3,75%, é o primeiro dos não-Windows a surgir na lista da Net Applications:
[caption][/caption]
As duas versões mais novas conseguiram ganhar algumas décimas de pontos percentuais, um valor residual olhando para o processo de transição que deveria estar a acontecer. Na primeira posição continua destacadíssimo o Windows 7 com 48,77%. Esta versão ganhou inclusive mais de um ponto percentual em comparação com o mês anterior.
Numa votação recentemente promovida pelo TeK foi possível ficar a conhecer quais as intenções dos detentores de computadores com Windows XP: 13% vão deixar de usar esse PC, outros 13% ponderam trocar de sistema operativo, 8% vão migrar para o Windows 7, enquanto 45% - a grande maioria – está com ideias de migrar para uma das novas versões.
O TeK elaborou ainda uma lista de alternativas que os utilizadores podem consultar caso estejam com ideias de desistir do Windows XP.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dos exercícios às experiências científicas: as melhores imagens da Estação Espacial Internacional -
Site do dia
Descubra tudo sobre os seus hábitos musicais (e ouça umas piadas) no StatsCrave -
App do dia
Construa uma equipa de sonho em Soccer Manager 2025 -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários