A Microsoft já tinha avisado por várias vezes mas nunca é demais lembrar aos mais distraídos que a partir de 13 de Julho os computadores com o sistema operativo Windows XP que tenham versões anteriores ou com o Service Pack 2 (SP2) instalado vão deixar de beneficiar do sistema de actualizações de segurança da empresa.

O fim do suporte abrange também o sistema operativo Windows 2000, na versão servidor e desktop.

Os utilizadores podem continuar a recorrer a informação de auto-ajuda online, mas deixam de poder contar com suporte pago e actualizações de segurança.

No caso dos utilizadores do Windows XP há ainda uma forma fácil de manterem o sistema operativo e não ficarem sem suporte: basta instalarem o Service Pack 3 (SP3), disponível gratuitamente através do Windows update ou neste link. Quem tem o Windows 2000 tem um percurso mais difícil a percorrer, migrando directamente para o Windows 7 ou na versão servidor para o Windows Server 2003 ou 2008.

Este será porém um "prolongamento artificial, já que a Microsoft garante que em 2014 "desliga" o apoio ao XP.

Com o lançamento do Windows 7 a Microsoft decidiu descontinuar o Windows XP, que teve um prolongamento de vida útil anormal devido ao falhanço do Windows Vista. Em Junho de 2008 a empresa deixou de comercializar este sistema operativo, mantendo-o porém disponível para empresas.

Os últimos números da StatCounter para Portugal mostram que o Windows XP continua a ser o sistema operativo mais usado, apesar do crescimento do Windows 7 que já tem 17% de quota de mercado.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Até final de 2012 a Microsoft pretende conseguir que sejam migrados para Windows 7 a totalidade de computadores com Windows Vista mas nas previsões inclui apenas 50% dos equipamentos com Windows XP.