Klez.E é a denominação de um novo worm programado para apagar e reescrever ficheiros de Word, Excel, vídeo, imagens e Internet, entre outros, no sexto dia de cada mês. A sua ocorrência no dia de hoje provocou o alerta por parte de várias empresas de segurança.



Actualmente listado como um dos 10 vírus mais comuns no mundo, o Klez chega por correio electrónico e mostra diferentes linhas de assunto, podendo aparecer mascarado como um aviso de vírus. De acordo com a F-Secure, o worm tenta igualmente apagar software anti-vírus.



Segundo a mesma empresa, o worm pode infectar computadores que corram qualquer tipo de sistema de email, mas apenas se envia a ele próprio para recipientes na lista de endereços do Microsoft Outlook.



Os anexos de email que contêm o vírus são executados automaticamente, infectando o sistema apenas com a leitura ou visualização da mensagem de correio electrónico sem ser necessária a abertura do attachment.



A F-Secure explica que o vírus original foi descoberto em Novembro de 2001, mas as versões iniciais não eram tão destrutivas ou de tão rápida disseminação como o Klez.E.



As variantes do novo worm parecem ter sido escritas por alguém do sudeste asiático, uma vez que são acompanhadas de mensagens como "feito na Ásia".



O serviço da Central Command afirmou ter detectado sinais de infecção com o Klez.E em mais de 97 países. "Vimos um pico significante de infecções confirmadas nos últimos 30 dias do worm Klez.E, período durante o qual foi o nosso pior vírus", afirma Steven Sundermeier, gestor de produto da Central Command em comunicado da empresa.



Notícias Relacionadas:

2001-12-27 - Vírus e worms vão aumentar ainda mais em 2002

2001-12-20 - Novo worm Reezak disfarça-se de animação flash de Boas Festas enviada por email

2001-12-05 - Vírus Goner considerado o pior desde o Love Bug

2001-11-27 - Badtrans.b substitui SirCam como primeira ameaça nas caixas de email