A Panda Software emitiu um aviso de nível laranja para o troiano Mitglieder, que integra já a lista dos 5 ataques com maior propagação mundial, infectando 30 países através de diferentes variantes. Para aumentar o nível de propagação, o Mitglieder.FK associou-se ao worm Blage.FN, sendo as empresas as principais vítimas deste ataque conjugado. Na Polónia, o Mitglieder é considerado a ameaça mais activa nas últimas horas.

Quatros das cinco variantes do Mitglieder, nomeadamente FK, FL, FM e FN, estão entre as ameaças mais detectadas pela solução antivírus Panda ActiveScan da Panda Software, tomando acções semelhantes quando infectam os computadores.

O Mitglieder.FK propaga-se através do envio de um email anexado a todos os endereços que encontra nos computadores infectados. O objectivo deste troiano consiste em desproteger o computador e tentar fazer o download de um ´ficheiro que permite gerar emails, enviando posteriormente cópias do vírus.

"Sem dúvida, o truque principal destas variantes reside na sua elevada taxa de propagação, através do spamming manual e da colaboração do worm Bagle, que não oferece nada de novo a esta família", revela Luís Corrons, director da PandaLabs, em comunicado.

O mesmo responsável recomenda às empresas que "activem todos os filtros para impedir estas ameaças, especialmente em ambientes corporativos".

A Panda Software colocou gratuitamente à disponibilização dos utilizadores a ferramenta PQREMOVE para que possam detectar e eliminar de forma eficaz o Mitglieder.FK. Os utilizadores que instalarem as tecnologias TruPrevent podem também bloquear o Mitglieder sem necessitarem de actualizações prévias.

Notícias Relacionadas:
2005-09-14 - SpyXposer da Panda Software propõe-se eliminar o spyware de forma gratuita

2005-09-01 - Panda Software alerta para novo ataque de phishing global


2005-04-14 - Panda Software alerta para proliferação de rootkits para ambientes Windows