Quando a Microsoft lançou o seu comando especial, o Xbox Adaptive Controller, possibilitou que muitos fãs de videojogos com limitações físicas pudessem desfrutá-los com uma melhor experiência. O comando permite utilizadores com capacidades motoras limitadas, nomeadamente dificuldade nos dedos para chegar aos gatilhos, a acionar as funcionalidades dos jogos.

O melhor é que a Microsoft não “blindou” a tecnologia e já há empresas independentes a expandir o conceito inicial de alcançar mais jogadores com diferentes formas imobilizadoras. Um grupo de entusiastas e produtores de nome ATMakers, em parceria com a organização de caridade AbleGamers, concebeu o Freedom Wing Adapter, um adaptador que transforma os controladores das cadeiras de rodas elétricas em comando de jogos, tanto para a Xbox como o PC.

A instituição está a oferecer os adaptadores a todos os utilizadores interessados, tendo para isso de se candidatar ao programa de oferta. No entanto, tem havido uma grande procura, por isso os pedidos têm sido adicionados a uma lista de espera, considerando a capacidade de angariação de financiamento e de produção.

Por outro lado, a ATMakers está a vender o circuito principal por 7 dólares, para quem quiser construir o adaptador. Todas as peças necessárias rondam os 35 dólares, devidamente documentadas com instruções de montagem, caso desejem evitar a fila de espera, refere o The Verge. Os joysticks das cadeiras deverão ser de nove pinos para que o sistema seja compatível, o que parece ser standard na maioria das marcas.

Relativamente ao Xbox Adaptive Controller, o que torna este periférico único são os 19 portas de entrada de 3.5 mm na traseira do comando, que correspondem a cada botão de um comando tradicional, como se pode observar pelos símbolos associados. Desta forma, cada utilizador pode ligar as suas próprias ferramentas de acessibilidade que eventualmente já utilizariam, sendo de imediato associados às funções que necessitam do comando. Segundo a Microsoft, este sistema de plug-and-play é configurado em tempo real, sem a necessidade de reiniciar a consola se algo não correr como esperado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.