A nova vida da Xbox One chega no dia 12 de novembro. A novidade foi partilhada pelo líder da divisão de gaming da Microsoft, Phil Spencer, durante um evento de lançamento do mais recente jogo da franquia Halo.

Quer isto dizer que faltam pouco mais de duas semanas para que a consola doméstica da tecnológica norte-americana receba a atualização para o Windows 10. Além de uma transformação no interface de utilizador, o novo sistema operativo vai trazer uma maior ligação com entre a consola e o computador.

Um dos destaques é a possibilidade de jogar títulos da Xbox One no PC através de streaming, graças à melhorada aplicação Xbox que o sistema operativo tem na versão desktop e tablet.

O facto de ter Windows 10 como software principal também fará com que a consola suporte algumas das aplicações universais que existem para o sistema operativo. Espera-se que ainda este ano a consola seja ‘invadida’ por um grande número de apps.

Mas há mais a 12 de novembro. Será nesse dia que a Xbox One vai ganhar retrocompatibilidade, podendo os utilizadores acederem a dezenas de títulos que só estão disponíveis na Xbox 360. Neste aspeto a Microsoft leva uma grande vantagem relativamente à Sony, já que esta é uma das funcionalidades mais aguardadas pelos utilizadores da PlayStation 4.

Prevê-se que mais de 100 jogos antigos venham a ser suportados. De acordo com o que foi revelado na E3 deste ano, o suporte não é apenas digital, será também físico, querendo isto dizer que os utilizadores poderão introduzir discos da Xbox 360 na Xbox One. No entanto os jogos digitais aparecerão de forma automática na livraria dos jogadores assim que estiverem disponíveis.

A consola irá depois descarregar uma pequena atualização que será necessária para tornar o jogo compatível.