Esta não é uma novidade total, pois a gigante norte-americana já tinha revelado planos para que cada Xbox One pudesse ser usada como unidade de testes. Mas o The Verge escreve agora que esta "troca" pode acontecer já em maio, pouco tempo depois de a Microsoft organizar a sua conferência de programadores.

As alterações que a empresa está a preparar ao nível do sistema de jogo significam que até ao final do ano a Xbox One deverá ser "invadida" por um grande número de aplicações que vão tirar proveito da possibilidade de desenvolvimento cross-platform.

Atualmente o desenvolvimento de aplicações para a consola está restrito a um grupo pequeno de programadores, mas com as alterações previstas qualquer pessoa que tenha uma Xbox One e saiba programar vai poder submeter a sua app - um pouco como acontece ao nível do Android e iOS.

As ferramentas de desenvolvimento de aplicações também serão disponibilizadas em maio, de acordo com as informações apuradas, para que a criação de apps possa acontecer nos meses seguintes.

As aplicações desenvolvidas vão poder ser executadas em segundo plano, o que implica que podem não interferir diretamente com a utilização principal da consola. Os developers vão ter ainda a hipótese de explorarem um período de testes beta com outros utilizadores da Xbox One.

A publicação dos programas poderá ser feita em novembro, altura em que deve chegar o novo Windows 10 à máquina de jogos. A chegada do novo sistema operativo trará mais novidades, como a possibilidade de jogar Xbox One partir de qualquer PC ou tablet com Windows 10.

Está também prevista a chegada de dois jogos portugueses à consola da Microsoft ainda em 2015.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico