A Microsoft ambicionou, desenhou, concretizou e venceu com a sua aposta na inclusividade. Em 2018, a marca criou um controlador para a Xbox, que facilita as sessões de jogo aos utilizadores com limitações físicas e cerebrais, e pretende agora criar um comando adaptado às condicionantes que os jogadores invisuais enfrentam quando utilizam a consola.

Microsoft confirma novo comando "especial" da Xbox
Microsoft confirma novo comando "especial" da Xbox
Ver artigo

A empresa já patenteou um aparelho que utiliza o Braille para comunicar com o jogador. O desenho assemelha-se bastante ao controlador mais convencional da Xbox One, com alguns botões traseiros incluídos. A ideia é que estes botões sirvam para mapear a maior parte das ações, uma vez que a posição natural das mãos num controlador faz com que fiquem com mais dedos disponíveis na parte traseira do mesmo. De acordo com a patente, os botões podem ainda servir para transmitir informação contextual através de vibrações, de forma a que o jogador possa ter uma ideia mais completa daquilo que se passa no jogo, numa conversa de texto ou num menu.

O documento menciona ainda um acessório acoplável, que pode ser conectado ao comando para facilitar o contacto com o jogo, mas pouco mais é dito sobre o mesmo.

Note que trata-se apenas de uma patente, pelo que não é certo que a Microsoft lance este controlador. No entanto, o registo da mesma é um sinal de que a empresa continua empenhada em encontrar novas formas de incluir ainda mais jogadores na sua comunidade e, sobretudo, neste formato de entretenimento.

tek comando invisual