
A Microsoft ambicionou, desenhou, concretizou e venceu com a sua aposta na inclusividade. Em 2018, a marca criou um controlador para a Xbox, que facilita as sessões de jogo aos utilizadores com limitações físicas e cerebrais, e pretende agora criar um comando adaptado às condicionantes que os jogadores invisuais enfrentam quando utilizam a consola.
A empresa já patenteou um aparelho que utiliza o Braille para comunicar com o jogador. O desenho assemelha-se bastante ao controlador mais convencional da Xbox One, com alguns botões traseiros incluídos. A ideia é que estes botões sirvam para mapear a maior parte das ações, uma vez que a posição natural das mãos num controlador faz com que fiquem com mais dedos disponíveis na parte traseira do mesmo. De acordo com a patente, os botões podem ainda servir para transmitir informação contextual através de vibrações, de forma a que o jogador possa ter uma ideia mais completa daquilo que se passa no jogo, numa conversa de texto ou num menu.
O documento menciona ainda um acessório acoplável, que pode ser conectado ao comando para facilitar o contacto com o jogo, mas pouco mais é dito sobre o mesmo.
Note que trata-se apenas de uma patente, pelo que não é certo que a Microsoft lance este controlador. No entanto, o registo da mesma é um sinal de que a empresa continua empenhada em encontrar novas formas de incluir ainda mais jogadores na sua comunidade e, sobretudo, neste formato de entretenimento.

Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
Construa um posto de gasolina e faça a manutenção dos automóveis em Gas Station Simulator Tycoon -
Site do dia
Ferramenta Loom permite gravar o ecrã rapidamente com um clique -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários