É sempre cómodo ter a consola em descanso quando não está a utilizar, de forma a retomar a sessão de jogo de forma instantânea, sem a necessidade de voltar a carregar o título em questão. Mas essa opção significa que a consola está permanentemente alimentada, gastando energia. A Microsoft quer mudar esse paradigma e está a introduzir uma nova funcionalidade com o objetivo de reduzir o impacto ambiental. A novidade insere-se no programa da gigante tecnológica de se tornar neutra de carbono até 2030.

Esta medida de sustentabilidade pretende que tanto o hardware como o software sejam mais eficientes e otimizados, assim como compatíveis com as energias renováveis, de forma a terem um grande impacto no meio ambiente. Nesse sentido, a Xbox apela ao esforço conjunto da comunidade de gamers para reduzir o impacto ambiental enquanto jogam.

A Microsoft diz que a Xbox passa a ser uma consola com “consciência carbónica” na hora de fazer download de jogos e atualizações. Para tal os downloads serão otimizados para correrem no período em que a consola possa utilizar o máximo energia renovável. O sistema inspira-se na atualização feita ao Windows Update no ano passado e basicamente consegue ter acesso a dados de intensidade carbónica, se estiver ligada à internet.

A funcionalidade permite à consola agendar as atualizações dos jogos, aplicações ou mesmo do seu sistema operativo a hora específicas noturnas, criando uma janela de manutenção. A consola define o melhor horário para se ligar e atualizar mediante a informação sobre as emissões de carbono, sobretudo quando a eletricidade é gerada de fontes mais sustentáveis.

Xbox Shutdown

Como exemplo, a Microsoft diz que em vez da consola acordar durante a noite, num horário aleatório entre as 2 e as 6 da manhã, esta passa a acordar quando deteta energia gerada de fontes renováveis da rede. Além de poupar na conta de eletricidade do utilizador, diminuirá a dependência de combustíveis fósseis responsáveis pela emissão de carbono. Essa funcionalidade está, para já, apenas disponível para membros Insiders da Xbox, mas em breve todos os utilizadores vão receber a respetiva atualização.

A fabricante diz que a funcionalidade vai reduzir o consumo de energia da Xbox, mas não vai afetar qualquer tipo de performance tanto do jogo como de atualizações noturnas do software. Esta opção, que foi batizada de Shutdown, é referida como capaz de gastar 20 vezes menos energia que o modo de descanso, sem impedir que esta se ligue para atualizar quando necessário.

De ter em conta que não é possível acordar a consola remotamente quando esta estiver desligada, por isso, os utilizadores podem ajustar as definições com os horários que mais lhe convierem.

Se a informação da novidade não convencer os utilizadores, a Microsoft diz que a título de exemplo que, para cada duas consolas que mudarem para o modo Shutdown durante um ano, será poupado o equivalente ao carbono removido por uma árvore plantada e crescida por uma década (cálculo feito por uma consola a utilizar a funcionalidade por 20 horas por dia durante um ano).

A funcionalidade serve também como medida de apelo à indústria e comunidade de gamers a ter uma maior consciencialização na ajuda à redução da pegada de carbono do planeta.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.