A Xbox One ainda está a meses de chegar ao mercado mas tem vivido umas primeiras semanas conturbadas. Além de ser necessária uma ligação diária à internet, e da questão da revenda ou empréstimo de jogos não estar disponível em todos os títulos, chegam relatos da Electronic Entertainment Expo (E3) de que as demonstrações de jogabilidade da Xbox One foram afinal feitas em computadores.

Equipados com o sistema operativo Windows 7 e alegadamente com placas gráficas NVIDIA GeForce 700, estes computadores estavam escondidos debaixo dos ecrãs e estavam a fazer as vezes da consola.
As provas são publicadas pelo CinemaBlend que mostram um técnico a compor um computador depois de ter "crashado" durante o jogo.

[caption]Xbox One[/caption]

[caption]Xbox One[/caption]

O diretor de operações da Electronic Arts, Peter Moore, tinha admitido durante a E3 que os jogos estavam a correr em hardware de desenvolvimento com capacidades semelhantes aos da Xbox One. Mas neste caso, a consola vem equipada com GPU da AMD e a que foi usada para demonstrações pertencem à Nvidia - o que pode resultar em performances diferentes, tanto para o melhor como para o pior.

Os sistemas operativos também são significativamente diferentes - o computador tinha Windows 7 e a Xbox One virá com Windows 8, um dos três sistemas operativos que vai usar.

Para algumas pessoas o caso pode não ser tão relevante já que noutras edições da E3 foram encontradas provas de que as demonstrações de jogos são feitas em computadores de alto desempenho, e muitas das demos vistas em palco, são na realidade jogadas por outras pessoas nos bastidores.

Este tipo de polémicas estão longe de serem novas no mundo das tecnologias. Um dos casos mais recente também envolve a Microsoft - na categoria de parceira da Nokia. A tecnológica finlandesa usou câmaras profissionais para criar um vídeo que disse que tinha sido filmado com o Lumia 920. O mea culpa e as desculpas vieram logo a seguir.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico