A Futurália será palco da assinatura de um protocolo entre a Xerox e o Ministério da Educação, que visa a integração da empresa na rede de Academias TIC, criada no âmbito do Plano Tecnológico da Educação.

A Xerox junta-se assim à Apple, Cisco, Microsoft, Oracle, Sun, Caixa Mágica e Alinex, que integram a iniciativa governamental desde o seu lançamento em Junho último.

As Academias TIC abrangem programas de formação nas áreas tecnológicas, em escolas do ensino secundário e profissional, bem como o desenvolvimento de iniciativas que visam a própria promoção do ensino profissional.

O objectivo é atrair os alunos do ensino secundário para as vertentes profissionalizantes ou mesmo para os cursos de formação profissional e por sua vez abrir o mercado empresarial para alunos com esta formação de base.

Mediante o protocolo, a Xerox compromete-se a contribuir para a criação de uma rede nacional de professores-formadores, além de cooperar na criação, operação e divulgação da rede de Academias TIC em escolas com ensino secundário e profissional, a nível nacional.

Ainda neste âmbito, a empresa propõe-se criar uma bolsa, no mínimo, de 10 de estágios para a integração de alunos ou formandos nos seus escritórios centrais ou junto de empresas parceiras, no final do primeiro trimestre de cada ano lectivo.

"A assinatura destes protocolos vai permitir estreitar o relacionamento e o contacto entre alunos, docentes e não docentes com o mundo empresarial, que irá certamente permitir o reforço e a certificação das suas competências", refere Miranda Clara, director-geral da Xerox Portugal, em comunicado.

A formalização do acordo, que havia sido objecto de um memorando de entendimento em Setembro, acontece na próxima sexta-feira, dia 12 de Dezembro, durante a feira da educação Futurália.