A Xerox está a preparar o lançamento de uma solução que vai possibilitar a impressão de documentos “em movimento”, a partir de dispositivos como smartphones ou tablets.

A Xerox Print Mobile Solution destina-se a trabalhadores de escritório “móveis”, assim como a profissionais das TI, e permite o acesso à impressora independentemente da localização.

O serviço compreende mais duas ferramentas, a Xerox Mobile Express e a Global Print Drivers, recursos usados para informar os utilizadores sobre a impressora disponível naquele determinado momento.

A utilização do serviço exige o envio de um email com o documento a imprimir, no seu formato original (Word ou PDF,) para um servidor seguro. Os utilizadores receberão depois em troca, pela mesma via, um código de confirmação.

As impressoras em causa terão de ser compatíveis com a Xerox Extensible Interface Platform, que suporta aplicações várias. Segundo o site da empresa, o serviço é compatível com os modelos da linha WorkCentre ou ColorQube.

A Xerox Print Mobile Solution vai estar dispoível a partir do quarto trimestre deste ano para um conjunto de early customers. O lançamento global acontecerá no início de 2011.