
A Xiaomi é conhecida pelos seus smartphones, mas também eletrodomésticos e equipamentos para o lar. Mas também tem negócios na área da mobilidade, nomeadamente trotinetes. A fabricante chinesa poderá expandir a sua área de negócios aos automóveis elétricos, ao confirma-se o testemunho de três pessoas ligadas ao assunto, em declarações à Reuters. Já anteriormente foram avançados rumores de que a Huawei também queria entrar no negócio. E a Apple que estará também a desenvolver o seu veículo elétrico, que embora envolto em mistério, tem diversas patentes registadas.
Segundo é referido, a Xiaomi está em conversações com a Great Wall Motor, a maior construtora de veículos na China, para utilizar uma das suas fábricas para desenvolver os seus automóveis elétricos. O certo é que a notícia avançada pela Reuters fez disparar o valor das ações da Xiaomi em 9% e a construtura em mais de 15%.
Duas das pessoas referem que a fabricante quer direcionar e democratizar os automóveis elétricos ao público geral, posicionando-se de forma semelhante ao que tem feito no geral com os seus produtos eletrónicos. Também é referido que a Great Hall será consultora de engenharia para acelerar o projeto. Apesar das duas empresas não terem comentado os rumores, os testemunhos avançam que a parceria poderá ser anunciada já na próxima semana.
Uma das testemunhas terá ouvido da boca do fundador da empresa, Lei Jun, dizer que acreditava que a experiência da Xiaomi na construção de hardware iria ajudar a acelerar o design e produção dos seus veículos elétricos. Um analista refere mesmo que a fabricante chinesa quer encontrar uma construtora de automóveis experiente para criar a infraestrutura do modelo, tirando partido da sua tecnologia de conexão mobile, sistemas operativos e equipamentos domésticos, entre os outros diversos gadgets que produz.
A confirmarem-se os rumores, o seu primeiro modelo pode chegar em 2023, num projeto que pretende conectar veículos com outros equipamentos no seu único ecossistema.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários