Os números do Netmarketshare revelam que a velhinha versão do Windows mantém ainda uma quota de mercado a nível global de 16,94%. Depois do XP a Microsoft já lançou três versões do Windows - o Vista, o Windows 7 e mais recentemente o Windows 8.



O Vista, que nunca conseguiu ganhar tração, continua a surgir na tabela dos OS mais usados em todo o mundo, mas já com uma posição residual de 1,97%. O Windows 7 ainda domina o mercado, com uma quota de 58,04%.

O novo Windows 8 chega a 14,07% dos utilizadores, numa quota que se reparte entre a versão de estreia do software e a atualização entretanto feita pela Microsoft: o Windows 8.1 que já capta uma quota de 10,55%.

[caption]Nome[/caption]

Os dados também mostram que ao longo do último ano a penetração do XP não parou de cair, o que não é estranho tendo em conta que a Microsoft deixou de lançar atualizações de segurança para o software e os utilizadores que permanecem nessa geração do sistema operativo fazem-no por sua conta e risco.



Mesmo assim, o velhinho XP continua a somar mais utilizadores que o Windows 8, já com vários meses de estrada e bem feitas as contas, embora em queda, a sua expressão no mercado não mudou de forma assim tão dramática no último ano.

No início de abril, quando o suporte foi retirado, o XP assegurava uma quota de mercado, a nível mundial, de 27%.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico