Está, desde ontem, disponível para download a Release Candidate (RC) do Windows 7 XP Mode, uma plataforma que vai permitir - a utilizadores com hardware compatível - executar aplicações do XP no novo Windows 7.



Trata-se de uma versão virtual do Windows XP para correr no Windows 7, dedicada principalmente a pequenas e médias empresas e funciona com as versões Release Candidate e Release to Manufacturing do Windows 7 Professional e Ultimate. O objectivo é fornecer compatibilidade para aplicações de produtividade mais antigas, que não terão direito a upgrade para Windows 7, explica a empresa no blog do Windows.



Entre as novidades da última versão do XP Mode está o tutorial sobre como utilizar o programa, que é apresentado logo que seja iniciada a instalação.



O XP Mode passa a disponibilizar uma "jumplist" dos últimos ficheiros acedidos pelo utilizador durante a virtualização - aplicando uma das características do novo Windows. Esta funcionalidade possibilita também aceder directamente a programas e ficheiros recentemente usados no XP Mode através da barra de ferramentas do Windows 7.



Também os dispositivos USB em modo XP estarão acessíveis a partir da barra de tarefas, sem necessidade de maximizar a versão virtual e a partilha de drives entre o modo XP e o Windows 7 pode ser desactivada.



Na mensagem sobre o lançamento da RC, Brandon LeBlanc, da Microsoft, recomenda aos utilizadores que instalem anti-vírus e protecção contra malware no modo XP, independentemente daquilo que tenham instalado no sistema operativo nativo.