No sentido de captar mais utilizadores e receitas publicitárias, a Yahoo! está a introduzir no seu serviço de instant messaging ambientes virtuais para conversas escritas online. A partir de hoje, segundo a Associated Press, a empresa responsável pelo maior portal da Web planeia acrescentar cenários temáticos ao seu serviço de mensagens imediatas.



As conversas em tempo real irão aparecer em novas formas como frames ou bolhas semelhantes às das tiras da banda desenhada, por exemplo. Os cenários destinam-se a tornar o serviço mais engraçado para os utilizadores e, simultaneamente, mais atractivo para os anunciantes, uma vez que eles podem incluir links para páginas com produtos para a venda.



Até agora, a Yahoo! já assinou acordos para incluir cenários temáticos relativos aos Peanuts, Dilbert, à personagem japonesa Hello Kitty, ao Super Mario - o canalizador símbolo da fabricante japonesa de consolas de jogos Nintendo - e à banda rock Garbage. O novo serviço pretende assim ir de encontro a dois dos maiores objectivos actuais da Yahoo!: tornar mais apelativa a publicidade online e subir do terceiro lugar na lista dos serviços de instant messaging com maiores utilizadores - atrás da America Online e da Microsoft, através da MSN.



Também estas duas empresas têm vindo a remodelar a sua oferta neste sector. A AOL divulgou recentemente a versão 7.0 do seu software de serviços online personalizados, que integra mais conteúdos do grupo Time Warner e o seu serviço Spinner de rádio online.



Com o novo AOL 7.0, a companhia de conteúdos multimédia utiliza o código zip - semelhante ao código postal em Portugal - para fornecer informação meterológica local, notícias, os filmes disponíveis nas salas de cinema situadas na proximidade do sítio onde o utilizador se encontra. A AOL também melhorou algumas das suas funcionalidades principais como o instant messaging e email.



Recentemente, a Microsoft também anunciou uma nova versão do browser da MSN, empresa da gigante de software responsável pelo serviço de acesso à Internet e portal da Web com o mesmo nome. Previsto para ser lançado no dia 25 de Outubro, o MSN 7 vai promover mais activamente os serviços pagos da gigante de software e visa uma maior integração com o seu sistema operativo Windows XP - a ser lançado também no mesmo dia.



Com o Windows XP, virá também um novo software de comunicações, o Windows Messenger. Embora tenha sido criado de propósito para a nova plataforma da Microsoft, os utilizadores das versões anteriores do Windows vão poder também fazer o download de uma actualização da aplicação de comunicações.



A principal novidade desta aplicação é a possibilidade de fazer chamadas a partir do computador pessoal para qualquer telefone, com a tecnologia de voz sobre IP, desde que os operadores de telecomunicações participem no programa. Para além da possibilidade de enviar mensagens imediatas por texto, o Windows Messenger permite a realização de áudio e videoconferência em tempo real, partilha de ficheiros e a colaboração online - entre funcionários de uma empresa, por exemplo.



Ambas as empresas - AOL e Microsoft - têm o mesmo objectivo: "deter" o cibernauta, absorver a sua identidade num mundo virtual onde os utilizadores da Internet viajam, efectuam compras, comunicam e planeiam as suas vidas diárias. Esse conceito tem-se vindo a tornar mais importante à medida que as companhias e sites da Web começam a cobrar por conteúdos e serviços para subsistirem.



O caminho traçado pela AOL para chegar a esse destino passou pela disponibilização aos consumidores de acesso telefónico à Internet, atraindo-os de seguida para o resto das suas funcionalidades. Por sua vez, a Microsoft, através da sua estratégia .NET que irá lançar juntamente com o Windows XP, está também actualmente a procurar seguir o mesmo método de angariação e retenção de clientes, mas através de serviços oferecidos mediante assinaturas mensais em vez da tradicional aquisição numa só vez do seu software, quer directamente ou via computadores já equipados com os seus produtos.


Notícias Relacionadas:

2001-10-16 - Novo MSN surge no dia 25 com mais funcionalidades para banda larga

2001-10-12 - Windows Messenger será actualizado com o sistema operativo Windows XP

2001-07-24 - AOL testa novo software interoperacional de instant messaging

2001-06-26 - Yahoo.com lança serviço de IM com vídeo