Os responsáveis pela divisão do Youtube lançaram uma aplicação própria de gravação e partilha de vídeos para iOS. Para já a Youtube Capture é um exclusivo dos dispositivos Apple e ainda não existem informações de quando vai ficar disponível a versão para Android.

Tal como o conceito da app, o software é bastante básico e suporta as principais funcionalidades de uma aplicação de registo de vídeo: gravar, editar e partilhar. Dentro da área de edição é possível fazer correções ao nível da cor do vídeo, aplicar estabilização e fazer cortes. É ainda possível escolher uma música do Youtube e adicioná-la como som ambiente do filme criado.

A velocidade e a forma intuitiva como a gravação pode ser feita é uma das grandes vantagens da app, como relatou ao Mashable, uma gestora de produtos da Google. Existe inclusive um modo de utilização que faz com que a gravação de vídeo comece a partir do momento em que a app é iniciada.

A aplicação do Youtube que existe atualmente para iOS apenas permite visualizar vídeos e não gravar. Para isso, é necessário entrar na aplicação de câmara dos dispositivos, gravar e selecionar depois a opção de carregamento na plataforma online. Em teoria esta nova aplicação, lançada na segunda-feira, apenas vem eliminar um ou dois passos relativamente ao processo que até agora tinha que ser feito.

Mais do que uma guerra entre Android e iOS, a divisão de vídeos online da Google parece estar mais preocupada em dar resposta ao aparecimento de aplicações que têm como finalidade gravar pequenos vídeos para partilhar nas redes sociais.

A app Capture é acima de tudo uma resposta à nova aplicação do Vimeo, um dos principais concorrentes do Youtube como serviço, e que possibilita a gravar e visualizar vídeos dentro do mesmo software móvel.

Fica um vídeo de demonstração da aplicação:


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico