Os utilizadores do YouTube têm, desde ontem, à sua disposição uma nova ferramenta para edição de vídeos, que se vem juntar ao portefólio que a Google tem vindo a colocar ao alcance daqueles que carregam vídeos para o serviço.

A novidade chama-se Magisto e faz a edição automática dos vídeos carregados, selecionando as melhores cenas e cortando as partes desfocadas, imagens menos conseguidas ou passagens mais aborrecidas, criando um clip com o tamanho "perfeito" para a plataforma.
Tudo isto é feito sem que seja necessária qualquer intervenção manual ou conhecimentos na matéria por parte do utilizador. Basta carregar num botão.

Quem quiser, pode ainda optar por acrescentar música e efeitos - transições, wipes, títulos e fades - com recurso a mais dois botões, que vão guiando o utilizador pelo processo de edição e o ajudam a fazer a seleção dos efeitos.

O software incorporado na página de criação de vídeos do YouTube foi criado por uma empresa sedeada em Israel, tendo sido publicamente apresentado apenas um dia antes de ficar disponível para os utilizadores do serviço de vídeos do YouTube.

Para experimentar, basta aceder à página do YouTube destinada à criação de vídeos onde se encontram disponíveis mais cinco soluções de edição que prometem ajudar e incentivar os utilizadores a carregarem vídeos para o serviço de partilha da Google.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico