A Microsoft anunciou hoje, em comunicado à imprensa, o lançamento oficial do seu novo leitor multimédia, o Zune HD, que já disponibiliza para pré-reserva.

Com 16 GB de memória, o leitor deverá custar 219,99 dólares (cerca de 154 euros) e o de 32 GB será vendido por 289,99 dólares (cerca de 203 euros), mas a empresa avisa que os preços avançados são os "estimados", podendo existir variações.

Os novos leitores multimédia, com ecrã táctil e ligação Wi-Fi, estão disponíveis para pré-reserva na Amazon, Best Buy, Walmart e na loja virtual, nas versões de 16 GB em preto e 32 GB na cor "platina". A chegada às lojas deve acontecer dia 15 de Setembro, anunciou a fabricante.

A partir dessa data os dispositivos deverão passar a estar também disponíveis em cinco cores, no Zuneoriginals.net, com a opção de personalização da parte de trás do aparelho com gravuras de dez artistas à escolha.

De entre as características do novo leitor da Microsoft, avançadas pelo Tek quando este foi pela primeira vez apresentado, destaca-se o ecrã OLED, sensível ao toque, o browser "multi-touch" e a capacidade de reprodução de vídeo a 720 pixéis (HD) para uma televisão de Alta Definição - recorrendo a um acessório para conexão HDMI A/V, vendido separadamente e cujo preço ainda não é conhecido.

O ecrã do Zune HD tem 3,3 polegadas e uma resolução de 480x272. O aparelho integra conectividade Wi-Fi, permitindo o download e streaming de música, vídeos e podcasts a partir da Internet e do Zune Marketplace.

A fabricante vai também comercializar um acessório para ligar o leitor multimédia ao sistema de som de automóveis, o Zune Premim Car Pack, mas ainda não avançou preços.

A comercialização do novo Zune só está confirmada para os Estados Unidos.