
Realiza-se esta quarta-feira, dia 2 de Março, mais uma edição das Competições em Rede, dinamizadas pelo Projecto Matemática Ensino (PmatE). As provas decorrem online, a partir das respectivas escolas, englobam diferentes áreas, desde o Português à Biologia e contam com a participação de 12 mil alunos.
Na edição de 2011, são 103 as escolas dinamizadoras, em que 28 estão ligadas à competição Diz3 em rede, uma nova prova que engloba as áreas de Português, Matemática e Estudo do Meio e destina-se a alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade.
As restantes escolas dividem-se entre a prova língua EM REDE (11), REDEbio (12) e REDEmat (53), as três competições dirigidas a alunos entre o 7.º e o 12.º anos. No total, as Competições em Rede contam com 5.877 equipas inscritas.
Nestas competições estão envolvidas escolas de 14 distritos (Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu) e ainda da Região Autónoma dos Açores.
O PmatE é um Projecto de Investigação e Desenvolvimento, com origem no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, que nasceu em 1989. No seu início, teve como principal objectivo criar nos alunos o gosto pelas matemáticas escolares.
Desde 1990 tem vindo a desenvolver uma Plataforma de Ensino Assistido por computador, actualmente disponível apenas na Internet que, para além de abranger os vários graus de ensino, do Básico ao Superior, desenvolve conteúdos quer no modo competição, quer no modo formativo (avaliação, diagnóstico e treino).
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários