No último ano 20 mil editoras selaram acordo com a Google para passar a integrar o projecto Google Book Search, avança a Reuters. Com os acordos as editoras garantem espaço de divulgação dos seus catálogos, num serviço de pesquisa da empresa americana inteiramente dedicado a publicações, literárias e outras.
Os livros disponibilizados por esta via ficam parcialmente acessíveis para consulta, através de alguns excertos ou capítulos. Para ter acesso a todo o conteúdo, o utilizador é encaminhado para a loja online da respectiva editora onde pode adquirir o livro.
Outra vertente do serviço de pesquisas de livros da Google é alimentada por conteúdos fornecidos por universidades e respectivas bibliotecas. Neste caso, numa mistura de conteúdos protegidos por direitos de autor e conteúdos de acesso completamente livre.
Nesta componente do programa a Google terá ao longo do último ano angariar duas novas bibliotecas, elevando para 29 o número de instituições que se juntaram à iniciativa.
Em ambas as vertentes há a registar entradas portuguesas, com os acordos alcançados com a Leya e a Universidade de Coimbra.
Oficialmente a Google não confirma os números.
Em destaque
-
Multimédia
Ferrari revela interior do seu primeiro modelo elétrico. Design do Luce é criação de Jony Ive -
Site do dia
Atom Animation: a tabela periódica ganha vida em animações hipnotizantes -
App do dia
Salte de teia em teia e acompanhe as aventuras de uma pequena aranha com uma grande missão -
How to TEK
LinkedIn já começou a usar dados dos utilizadores para treinar IA. Veja como desativar
Comentários