No final do ano passado 2,4 milhões de portugueses usufruíam de ligações móveis de banda larga, um número que ultrapassa o das ligações que usam tecnologias de rede fixa, 1,63 milhões, pelas contas da Anacom que recolhe os dados dos operadores.

Os dados do regulador mostram não só o aumento do número de ligações em banda larga móvel - mais 13 por cento que no trimestre anterior e mais 63 por cento que no período homólogo - mas também uma subida significativa no número de clientes activos, no universo de clientes existentes. No final do ano usavam de facto a sua ligação de banda larga móvel 1,161 milhões de utilizadores, mais 75,9 por cento que no trimestre homólogo.

Mais clientes activos significa mais tráfego de dados na rede móvel, mais 9 por cento face ao trimestre anterior mostram os números, na comparação com o terceiro trimestre de 2008. Nas tecnologias de acesso fixo à Internet a subida foi menor e atingiu apenas os 2,1 por cento, para o que contribui a adição no trimestre de 39 mil novos clientes.

Os números da Anacom mostram ainda que o número de acessos dial up, incluindo no valor total de assinantes de rede fixa, continua a cair e no final de Dezembro somava 41 mil ligações, menos 4.500 que no final de Setembro. A tecnologia mais relevante de banda larga continua por outro lado a ser o ADSL, que representa mais de metade dos acessos (58 por cento).