Um estudo realizado pela Imperva conclui que 47,4% de todo o tráfego registado na Internet, em 2022, foi gerado por bots. O valor representa um aumento de 5,1% face ao número do ano anterior. A percentagem de tráfego humano (52,6%) atingiu o indicador mais baixo dos últimos oito anos.
Segundo o Bad Bot Report, este foi também o quarto ano consecutivo em que se registou um aumento na atividade de bots maliciosos, sendo que o ano passado foram responsáveis por 30,5% de todo o tráfego. A Imperva sublinha também que estas ferramentas estão cada vez mais sofisticadas. Em 2022, 51,2% do tráfego gerado por bots maliciosos aconteceu por via de modelos considerados "avançados", ao passo que no ano anterior, este mesmo valor ficava-se pelos 25,9%.
Aumentaram também os ataques conduzidos com vista ao roubo de contas, na ordem dos 155%. De todos os logins tentados nos últimos 12 meses, 15% foram classificados como tentativas de roubo.
Os sectores mais afetados por ataques de bots maliciosos foram os do turismo, retalho e serviços financeiros. O gaming e as telecomunicações registaram a maior percentagem de tráfego malicioso, com 58,7% e 47,7%, respetivamente.
O estudo destaca ainda o facto de 20% deste tráfego malicioso acontecer através da versão móvel do Safari, que assim se considera a ferramenta predilecta destes agentes.
A 10ª edição do Bad Bot Report pode ser consultado na íntegra através deste link.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários