Um estudo realizado pela Imperva conclui que 47,4% de todo o tráfego registado na Internet, em 2022, foi gerado por bots. O valor representa um aumento de 5,1% face ao número do ano anterior. A percentagem de tráfego humano (52,6%) atingiu o indicador mais baixo dos últimos oito anos.

Segundo o Bad Bot Report, este foi também o quarto ano consecutivo em que se registou um aumento na atividade de bots maliciosos, sendo que o ano passado foram responsáveis por 30,5% de todo o tráfego. A Imperva sublinha também que estas ferramentas estão cada vez mais sofisticadas. Em 2022, 51,2% do tráfego gerado por bots maliciosos aconteceu por via de modelos considerados "avançados", ao passo que no ano anterior, este mesmo valor ficava-se pelos 25,9%.

Aumentaram também os ataques conduzidos com vista ao roubo de contas, na ordem dos 155%. De todos os logins tentados nos últimos 12 meses, 15% foram classificados como tentativas de roubo.

Os sectores mais afetados por ataques de bots maliciosos foram os do turismo, retalho e serviços financeiros. O gaming e as telecomunicações registaram a maior percentagem de tráfego malicioso, com 58,7% e 47,7%, respetivamente.

O estudo destaca ainda o facto de 20% deste tráfego malicioso acontecer através da versão móvel do Safari, que assim se considera a ferramenta predilecta destes agentes.

A 10ª edição do Bad Bot Report pode ser consultado na íntegra através deste link.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.