
A Verizon arrisca-se a ser uma das primeiras operadoras a disponibilizar uma rede comercial de internet 5G. De acordo com um anúncio feito esta quarta-feira, a empresa tem planos para instalar equipamentos capazes de fornecer internet com esta velocidade em cerca de três, quatro ou cinco cidades até ao final do próximo ano.
A primeira cidade a receber internet 5G vai ser Sacramento, no estado da Califórnia. Os processos já estão a ser agilizados, mas a rede só deverá estar disponível na segunda metade de 2018.
O comunicado da Verizon não detalha muito para além da localização e desta janela de tempo mais geral, não existindo, sequer, qualquer comentário relatviamente às tecnologias que a empresa vai utilizar na materialização deste projeto. As velocidades expectáveis para esta rede também não foram adiantadas, mas recorde-se que, teoricamente, estas conexões têm potencial para atingir 10Gbps em download.
A operadora norte-americana explica que a disponibilização destas redes terá por base a "confiança que a empresa deposita nas novas tecnologias potenciadas por espectros de ondas milimétricas", que permitem taxas de transmissão de dados a velocidades "extremas".
Sacramento já foi palco de testes para o 5G e os resultados foram positivos. As restantes cidades a receber cobertura serão anunciadas em breve.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários