A Verizon arrisca-se a ser uma das primeiras operadoras a disponibilizar uma rede comercial de internet 5G. De acordo com um anúncio feito esta quarta-feira, a empresa tem planos para instalar equipamentos capazes de fornecer internet com esta velocidade em cerca de três, quatro ou cinco cidades até ao final do próximo ano.

Número de operadoras que estão a testar 5G mais que duplicou num ano
Número de operadoras que estão a testar 5G mais que duplicou num ano
Ver artigo

A primeira cidade a receber internet 5G vai ser Sacramento, no estado da Califórnia. Os processos já estão a ser agilizados, mas a rede só deverá estar disponível na segunda metade de 2018.

O comunicado da Verizon não detalha muito para além da localização e desta janela de tempo mais geral, não existindo, sequer, qualquer comentário relatviamente às tecnologias que a empresa vai utilizar na materialização deste projeto. As velocidades expectáveis para esta rede também não foram adiantadas, mas recorde-se que, teoricamente, estas conexões têm potencial para atingir 10Gbps em download.

A operadora norte-americana explica que a disponibilização destas redes terá por base a "confiança que a empresa deposita nas novas tecnologias potenciadas por espectros de ondas milimétricas", que permitem taxas de transmissão de dados a velocidades "extremas".

Sacramento já foi palco de testes para o 5G e os resultados foram positivos. As restantes cidades a receber cobertura serão anunciadas em breve.