Um estudo levado a cabo pela empresa de segurança BitDefender volta a mostrar, que as ameaças informáticas são muitas vezes bem sucedidas devido ao pouco cuidado dos utilizadores, na segurança da informação que disponibilizam online.



A empresa apurou que 75 por cento dos utilizadores opta por usar a mesma password para aceder ao email, à conta na rede social e, muitas vezes, a outros serviços online adicionais. Com a opção aumenta o potencial de danos, caso esta informação pessoal seja acedida e usada por terceiros.



O mesmo estudo também conclui que estão disponíveis na Internet 250 mil endereços de correio electrónico, nomes de utilizadores e passwords que "podem ser facilmente encontrados através de comentários, blogs, plataformas de colaboração torrents e outros canais", alerta a empresa.



Em toda esta informação, assegura a mesma fonte, 87 por cento são endereços de correio electrónico, nomes de utilizadores e passwords válidas e expostas à utilização por qualquer pessoa.



A recomendação é a habitual: na definição de uma password o utilizador deve ser cuidadoso e assegurar uma combinação de caracteres que imprima segurança ao seu código pessoal de acesso. A mesma senha para vários serviços também é opção desaconselhada.



Nota de redacção: Corrigida uma gralha no texto. Onde se lia enderços deve ler-se endereços