A maioria dos utilizadores de internet em Portugal (93%) sabem que podem receber faturas eletrónicas, fazer pagamentos, fazer compras e aceder ao seu banco através dos meios online, mas apenas menos de metade utilizam efetivamente essas funcionalidades segundo indicam os dados do recente Barómetro GFK-MUDA. "Ou não têm competências ou não sabem que os serviços existem e como os utilizar", explicou hoje aos jornalistas Alexandre Nilo Fonseca, diretor executivo do MUDA.

As conclusões preliminares do relatório, reveladas na altura em que se assinala um ano da iniciativa MUDA, apontam para uma evolução significativa no número de portugueses que nunca utilizaram a internet, que ficou pela primeira vez abaixo dos 20% desde que o índice é avaliado. Há dois anos estava nos 26%.

Dos portugueses que ainda não utilizam a grande rede - 19% da população - mais de metade tem mais de 64 anos. A principal razão apontada para esta não utilização, por 43% dos inquiridos, é o facto de não saberem usar a internet. No entanto, 26% referem que não possuir os equipamentos necessários é ainda uma barreira para a utilização da internet.

No dia em que se assinala um ano de MUDA - Movimento pela Utilização Digital Ativa, os promotores revelam que a iniciativa chegou a mais de um milhão de portugueses, com os seus eventos no terreno, programas em direto em televisão, publicidade e redes sociais.

O MUDA percorreu Portugal durante cinco meses em 2017, oferecendo a oportunidade de assistir a aulas sobre as vantagens de utilizar a internet; receber apoio personalizado – incluindo uma avaliação de conhecimentos digitais e recomendações para utilização de serviços digitais - e experimentar novidades tecnológicas tais como realidade virtual e aumentada. Foi ainda possível fazer a ativação da Chave Móvel Digital neste espaço.

Em 2018, o movimento pelo digital promete voltar a percorrer o país já a partir do verão, desta vez em mais de 30 locais em espaços comerciais, numa parceria com a Sonae.

Nota de Redação: A notícia foi atualizada às 20h55.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.