Entre Dezembro de 2008 e Dezembro de 2009 o tráfego Internet gerado a partir de acessos móveis aumentou 600 por cento. Os dados foram apurados pela Bango, especialista em Internet móvel, que monitorizou a utilização de 50 milhões de equipamentos móveis ao longo de 12 meses.



A análise também permitiu concluir que o tempo de navegação aumentou, face ao ano passado e se fixa agora nos 3 minutos e 21 segundos, contra o minuto e meio apurado na pesquisa anterior. Da mesma forma, o número de páginas visitadas nos sites acedidos também aumentou, passando de duas para cinco.



O Blackberry é entre os vários smartphones analisados o tipo de equipamento a partir do qual o acesso à Internet é mais regular e mais intensivo: 17 por cento dos acessos contabilizados pela empresa foram feitos a partir deste tipo de terminal.



Por regiões, é a partir dos Estados Unidos que a pesquisa detecta maior número de acessos à Internet realizados com o smartphone. O Reino Unido é o segundo país da lista.



O estudo mostra ainda alguns dados curiosos, como o facto de países como o Quénia ou o Sudão estarem a subir na lista e a tornar-se maiores utilizadores de Internet a partir do smartphone.



Outra conclusão interessante é o facto de 23 por cento das ligações à Internet que suportam os utilizadores estudados pela empresa serem feitas a partir de WiFi.