A maioria de adolescentes americanos (87 por cento) utilizam a Internet. Metade fazem-no de forma activa criando blogs ou webpages, fazendo o download de músicas e vídeos ou transformando os materiais digitais de outros internautas nas suas próprias criações, que posteriormente partilham online.

Os dados são do relatório "Teen Content Creators and Consumers" da Pew Internet & American Life Project que analisou em Novembro de 2004 1.100 jovens americanos com idades entre os 12 e os 17 anos e respectivos pais. Os números demonstram que a Internet é mais usada nesta faixa etária do que entre os adultos, sendo que 57 por cento dos adolescentes americanos são considerados na análise como "Criadores de Conteúdos".

Dos 21 milhões de adolescentes americanos que utilizam a Internet, 33 por cento partilha os seus próprios conteúdos online - como trabalhos artisticos, fotografias, histórias ou vídeos - e 32 por cento admitem que já criaram ou trabalharam em webpages ou blogs para grupos de amigos ou para a escola.

O relatório revela ainda que os adolescentes americanos são mais entusiastas e fazem com mais frequência download de músicas e vídeo (51 por cento dos inquiridos), do que os adultos (18 por cento).

Apenas 22 por cento dos inquiridos mantém a webpage que criou e 19 por cento mantém o seu blog e transforma o que encontra online nas suas próprias criações artísticas.

A Pew Internet & American Life Project conclui ainda que a maioria dos adolescentes americanos, 75 por cento dos inquiridos, concorda que o downloads e partilha de músicas e vídeos online é tão fácil que não há razão para não o fazerem.

Recorde-se que um estudo realizado pela Online Publishers Association em parceria com a comScore Networks conclui que os consumidores norte-americanos gastaram 1,8 mil milhões de dólares em conteúdos online como música, sites de dating e informação empresarial e financeira em 2004, numa aumento de 14 por cento face à despesa do ano anterior.

Notícias Relacionadas:
2005-07-28 - Cerca de 87 por cento dos jovens americanos usam a Internet

2005-07-08 - Ameaças de segurança online alteram hábitos dos internautas

2005-06-22 - Um em cada seis internautas norte-americanos já utilizou webcams