A Google dá o dito por não dito. Foi na passada terça-feira, dia 24 de fevereiro, que a Google anunciava a censura de imagens e vídeos sexualmente explícitos no Blogger, isto é, obrigava os utilizadores a retirar todas os conteúdos "para adultos" sob pena de verem os blogues bloqueados.

A alteração, que estava prevista para 23 de março - algo que iria alterar radicalmente a política de utilização daquela plataforma de blogues -, fica agora sem efeito, já que a Google resolveu anular a decisão.

"Esta semana anunciámos uma alteração nas políticas de utilização do Blogger, em particular sobre a introdução de uma mudança retroativa, mas também sobre o impacto negativo em indivíduos que postam conteúdo sexualmente explícito para expressar as suas identidades", refere em nota de imprensa Jessica Pelegio, gerente de comunidades da Google.

"Os proprietários de blogues devem continuar a classificar quaisquer blogues com conteúdos sexualmente explícitos como "adultos", para que possam ser colocados por detrás de um pop-up de aviso aos leitores".

Os proprietários deste tipo páginas online podem, assim, ficar descansados. E também a própria Google, já que esta proibição de conteúdos de foro sexual poderia levar a que milhões de utilizadores optassem por visitar redes concorrentes, caso do Tumblr, por exemplo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico