A agência europeia para a segurança na Internet, a ENISA, quer que a Europa seja mais rigorosa na regulação do funcionamento das redes sociais. O organismo propõe à Comissão Europeia nova legislação mais eficaz na protecção dos utilizadores daquele tipo de serviços.



A proposta da ENISA - European Network and Information Security Agency vai no sentido da legislação europeia criar mecanismos que defendam os utilizadores quando estes colocam fotos na Internet, que hoje podem facilmente ser usadas por terceiros sem qualquer autorização dos autores.



"As redes sociais são ferramentas de grande utilidade mas temos de criar recomendações que definam como melhor podem as pessoas defender-se dos riscos que elas criam", diz Andreas Pirotti, director executivo do organismo, citado pela PC World.



O organismo considera ainda urgente dar mais informação aos utilizadores sobre o modo como as redes sociais funcionam, fazendo-os entender que é fácil tornar-se amigo de alguém que nem sequer se conhece e quase impossível apagar da Internet material que lá tenha sido colocado.



A ENISA foi criada pela Comissão Europeia em 2004 com o objectivo de estudar a segurança online nos países da União Europeia. Previa-se que estivessem em funcionamento até 2009, mas a Comissão já fez saber que pretende manter o organismo, pelo menos até 2011.



Notícias Relacionadas:

2008-05-09 - Facebook reforça protecção a menores através de acordo com as autoridades

2008-02-13 - Estado de Nova Iorque aperta cerco à pedofilia online