Os utilizadores da solução de chat Yahoo Messenger são os visados por um vírus considerado de elevada perigosidade pelas empresas de segurança, em sistemas Windows.
A ameaça chega ao contacto com o utilizador através de uma mensagem que se mascara de mensagem de um contacto conhecido, animada com o ícone de uma cara sorridente, que remete para uma foto que pode ser descarregada seguindo um link que parece conduzir a uma rede social.
Quem segue a sugestão acaba a descarregar malware que abre uma backdoor no PC e se distribui por todos os contactos do utilizador. Isto se o sistema usado for Windows.
Os utilizadores de sistemas Mac também são visados pela tentativa, mas sem grandes consequências. Se o utilizador clicar no link da mensagem um ficheiro executável é descarregado, mas sem consequências.
O problema, já admitido pela empresa, permanece por resolver. A empresa assegura no entanto que está a trabalhar numa solução. Entretanto, pede aos utilizadores que não sigam o link fornecido na mensagem para descarregar a suposta fotografia.
Em destaque
-
Multimédia
State of Play: Prequela de God of War e novo capítulo de Castlevania no "desfile" de jogos para a PlayStation -
Site do dia
Close-up Photographer of the Year: O mundo captado ao detalhe com fotos impressionantes. Veja as vencedoras -
App do dia
Rayo junta rádios, música, podcasts e conteúdos da Bauer em Portugal -
How to TEK
O que é, afinal, uma "TV inteligente"? Posso transformar uma televisão antiga numa Smart TV?
Comentários