A Comissão Europeia anunciou o lançamento da versão grega do domínio de topo europeu. A partir de 14 de novembro, a EURid, a entidade responsável pela gestão dos endereços “.eu”, vai permitir o registo de “moradas online” com a extensão “.ευ”.

De acordo com a decisão de Bruxelas, os utilizadores terão também a oportunidade de utilizar o alfabeto grego na criação de um nome para o seu endereço. Os domínios com caracteres gregos que já existam e que ainda usem a extensão “.eu” terão três anos para mudar-se para a nova “morada”.

O lançamento surge três anos após a chegada da extensão “.ею” para os "internautas" europeus que utilizam o alfabeto cirílico. Tal como indica Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Economia Digital e Sociedade, citada em comunicado à imprensa, o lançamento do novo domínio quer demonstrar o “compromisso da EU para com a promoção do multilinguismo e da diversidade ao longo do continente”.

O facto de os utilizadores poderem agora registar domínios utilizando caracteres em alfabetos que não são somente o romano é, para Mariya Gabriel, algo que vai “estimular o desenvolvimento mais rápido do comércio eletrónico, trazendo muitos mais benefícios”. Além disso, a Comissão Europeia indica que espera que a popularidade da extensão “.eu” aumente em todas as suas vertentes, ultrapassando, assim os 3,7 milhões de cidadãos e negócios que a usam.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.