Com o passar das horas os números continuam a impressionar. A meio do dia a maior loja online da China já tinha faturado 9 mil milhões de dólares, valor igual ao que tinha conseguido durante as 24 horas da iniciativa em 2014, segundo dados da Cnet.   

O Dia dos Solteiros assinala-se esta quarta-feira na China. É a maior iniciativa de compras do mundo e boa parte desse apelo ao consumo passa pelas lojas online, que este ano estão a bater todos os recordes. As previsões da IDC indicam que este ano a data deverá gerar receitas na ordem dos 14 mil milhões de dólares.

A Alibaba, enquanto maior loja online da China, é a que está melhor posicionada para tirar partido da procura dos descontos que costumam caraterizar as campanhas desenhadas para o dia.

Os Estados Unidos são a outra região do globo com um dia dedicado às compras tão mediático como o Dia dos Solteiros, a Black Friday, que é mais antiga e que se assinala um pouco por todo o mundo na última sexta-feira de novembro.

Embora mais mediática, a Black Friday nos Estados Unidos está longe dos números atingidos na China com o Dia dos Solteiros. Em 2014 nesta data foram feitas compras no valor de 2,5 mil milhões de dólares.

O Dia dos Solteiros nasceu na década de 90 e é uma espécie de reação ao dia dos namorados. É dedicado aos que não têm par e a lógica é compensar o facto comprando. A Black Friday também é um apelo ao consumo no dia a seguir ao feriado da Ação de Graças, data que assinala o arranque da quadra natalícia e das compras de Natal naquele país.