Os contribuintes que auferem rendimentos por conta de outrem têm até dia 15 de Abril para entregar a sua declaração electrónica de IRS (modelo 3), através do Portal das Finanças. O que muitos não saberão é que existem alternativas gratuitas ao processo de preenchimento da declaração electrónica no portal governamental.

Embora já existam outras alternativas ao software oficial das Finanças, o Modelo 3 apresenta-se como uma possibilidade de utilização gratuita e baseada na Web, pelo que não precisa de ser descarregado para o computador. É compatível com PC e Mac.

O "interface muito simplificado" e a "simulação dinâmica" são algumas das vantagens apontadas pelo criador do programa, Celso Pinto, segundo o qual "mais de 400 pessoas" terão preenchido a sua declaração por este meio.

Para isso, os internautas precisam de aceder ao site do serviço, preencher os dados relativos ao agregado familiar e inserir os valores respectivos a rendimentos e reduções. À medida que são indicados os dados, o serviço faz a simulação de IRS a pagar ou a receber pelo contribuinte, incluindo das percentagens atingidas e dos limites das várias deduções.

Uma vez terminada a declaração, é disponibilizado um ficheiro compatível com o formato aceite pelo Portal das Finanças, que poderá ser submetido pelo contribuinte.

O site garante que o serviço não guarda em base dados quaisquer informações fornecidas com as declarações preenchidas por esta via.

Segundo o responsável pelo desenvolvimento da aplicação, o serviço foi criado em parceria com a Quodis e com o aconselhamento de um técnico oficial de contas, para "responder às necessidades de quem não tem declarações muito complexas e se sente confuso, ou até frustrado, com as limitações e complicações do software oficial das Finanças".

Nota de redacção: Na sequência de preocupações manifestadas pelos nossos leitores, a notícia foi complementada com informação relativa à privacidade dos dados fornecidos com o preenchimento da declaração através do Modelo3.pt.