
O TeK tinha avançado ontem com a notícia do defacement dos dois sites, uma informação que a Agência para a Modernização Administrativa confirmou.
"A Agência para a Modernização Administrativa, I.P., confirma o ataque ao seu site e ao site do Cartão de Cidadão, esclarecendo que os conteúdos aí disponibilizados são meramente informativos, não transacionais, pelo que não se coloca o risco de violação de segurança de dados sensíveis", esclareceu fonte da AMA em resposta ao TeK.
A Agência nega porém que o software do Cartão de Cidadão possa ter sido comprometido com este ataque, assegurando que as várias versões são mantidas através de ligações a servidores distintos e isolados, alocados em zona segura, e garantido que não se verificou nenhum ataque informático ao software.
A disponibilização das várias versões de software do cartão de cidadão através do site www.cartaodecidadao.pt é assegurada através de ligações a servidores distintos e isolados, alocados em zona segura, pelo que não se verificou nenhum ataque informático ao software.
"As versões de software disponibilizadas através do site Cartão de Cidadão são apenas versões executáveis para uso público. O código fonte original está obviamente preservado em lugar seguro e permitiria, em qualquer momento, a reprodução das versões executáveis, caso elas tivessem sido alteradas ou apagadas", adianta ainda a mesma fonte.
A AMA já tinha reportado o ataque à Polícia Judiciária na sexta-feira passada, e está agora a ultimar a apresentação da respetiva denúncia criminal junto da Procuradoria Geral da República. Os sites estão restabelecidos desde domingo.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários