Após sucessivas apostas no conteúdo em vídeo, com a produção de séries originais como Transparent, Man In The High Castle ou Mozart In The Jungle, a Amazon lança agora uma plataforma streaming de assinatura mensal que irá fazer concorrência ao Netflix. 

O Amazon Prime Video chega com uma única modalidade de subscrição de 8,99 dólares, um dólar mais caro que a versão mais barata do Netflix.

Embora, em comparação, o Netflix permita uma subscrição mensal por um preço inferior, o serviço da Amazon vem com a possibilidade de assistir offline às séries e filmes disponibilizados. Além disso, oferece uma qualidade de imagem em alta definição que só é possível obter nos dois pacotes mais caros do outro serviço.

No entanto, o streaming da Amazon não é, por si só, uma novidade. Em 2006 a empresa estreou o Amazon Unbox, um serviço que disponibilizava o aluguer e a compra de filmes e séries online. O Prime Video estreou em 2011, mas durante os últimos cinco anos a única forma de ter acesso a este serviço era subscrever a totalidade do serviço Prime da Amazon, que apenas estava disponível numa única modalidade de associação de 99 dólares anuais.

A sucessiva aposta em conteúdos originais, que tem sido levada a cabo desde 2013, e a existência de um catálogo consistente de filmes e séries, terão sido razões suficientes para a “emancipação” do Prime Video que agora se apresenta enquanto um serviço independente.