A Amazon processou um grupo de cibercriminosos que lançou uma campanha de esquemas fraudulentos que tinha como “alvo” os utilizadores das colunas inteligentes da gigante tecnológica. Os burlões faziam-se passar por técnicos da Amazon em vários websites e aplicações falsas.

De acordo com o processo aberto no Tribunal do Distrito Oeste de Washington, a Amazon afirma que no esquema desenvolvido pelos criminosos, os utilizadores eram incentivados a ligar para uma suposta linha de apoio e forçados a aderir a planos de seguros com valores avultados.

Screenshots das aplicações falsas
créditos: Amazon

A empresa alega que o esquema de fraudes foi levado a cabo por duas entidades que se afirmam como empresas de apoio técnico na área da informática. Em questão estão a Robojap Technologies, dos Estados Unidos, e a Quatic Software Solutions, da Índia.

O website da Quatic Software Solutions que se encontra no processo já não está ativo, mas, ao que tudo indica, a Robojap Technologies é quem gere a empresa indiana. As duas aplicações falsas que os criminosos usavam para burlar os utilizadores também foram eliminadas da Play Store da Google.

Alexa e Google Assistent podem ser usados por hackers para obter dados dos utilizadores
Alexa e Google Assistent podem ser usados por hackers para obter dados dos utilizadores
Ver artigo

Recorde-se que, em 2019, uma investigação da Security Reserch Labs deu a conhecer que os assistentes pessoais inteligentes da Amazon e da Google podiam ser vítimas de ciberataques por aplicações maliciosas de terceiros.

Os investigadores da empresa alemã decidiram perceber de que forma é que as vulnerabilidades da Alexa e do Google Assistant poderiam ser exploradas e criaram quatro aplicações aparentemente inofensivas para ambas as plataformas. As conclusões da experiência demonstraram que os hackers podem usá-las para ouvir as conversas dos utilizadores sem que estes se apercebam ou então levar a cabo ataques de phishing.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.