
A Amazon processou um grupo de cibercriminosos que lançou uma campanha de esquemas fraudulentos que tinha como “alvo” os utilizadores das colunas inteligentes da gigante tecnológica. Os burlões faziam-se passar por técnicos da Amazon em vários websites e aplicações falsas.
De acordo com o processo aberto no Tribunal do Distrito Oeste de Washington, a Amazon afirma que no esquema desenvolvido pelos criminosos, os utilizadores eram incentivados a ligar para uma suposta linha de apoio e forçados a aderir a planos de seguros com valores avultados.

A empresa alega que o esquema de fraudes foi levado a cabo por duas entidades que se afirmam como empresas de apoio técnico na área da informática. Em questão estão a Robojap Technologies, dos Estados Unidos, e a Quatic Software Solutions, da Índia.
O website da Quatic Software Solutions que se encontra no processo já não está ativo, mas, ao que tudo indica, a Robojap Technologies é quem gere a empresa indiana. As duas aplicações falsas que os criminosos usavam para burlar os utilizadores também foram eliminadas da Play Store da Google.
Recorde-se que, em 2019, uma investigação da Security Reserch Labs deu a conhecer que os assistentes pessoais inteligentes da Amazon e da Google podiam ser vítimas de ciberataques por aplicações maliciosas de terceiros.
Os investigadores da empresa alemã decidiram perceber de que forma é que as vulnerabilidades da Alexa e do Google Assistant poderiam ser exploradas e criaram quatro aplicações aparentemente inofensivas para ambas as plataformas. As conclusões da experiência demonstraram que os hackers podem usá-las para ouvir as conversas dos utilizadores sem que estes se apercebam ou então levar a cabo ataques de phishing.
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