O novo ano ainda agora começou mas já existem previsões quanto aos ataques informáticos que mais darão que falar. Para as empresas de segurança informática, os troianos, a invasão a bases de dados privadas, os botnets e os vírus para telemóveis serão as principais ameaças em 2008.
A difusão de malware através da Internet será maior este ano do que em 2007 e será acompanhada de estratégias mais especializadas e focalizada na recolha de dados pessoais utilizados em bancos, email, redes sociais, entre outros canais.
A G Data e a Bitdefender, por exemplo, destacam que, entre estas ameaças, será notório o aumento dos troianos descartáveis - vírus informáticos que só se utilizam uma vez e que podem ser modificados directamente e postos em circulação de novo - e dos acessos aos dados dos utilizadores através do ransomware ou de códigos que encriptam arquivos, pastas ou partições dos discos dos computadores.
Através desta técnica, os piratas informáticos podem aceder a dados pessoais e empresariais com o objectivo de extorquir o utilizador e exigir uma recompensa pela devolução dos conteúdos dos arquivos.
Estas técnicas serão complementadas com a utilização de botnets, que os piratas usam não só para enviar correio electrónico não desejado como para bloquear páginas de empresas de forma a chantagear os seus proprietários.
No entender dos especialistas, o surgimento destas ameaças está muito relacionado com o desenvolvimento da Internet e da migração das empresas para os ambientes web 2.0, o que acaba por abrir novas portas aos cibercriminosos.
Para este ano, existe ainda a previsão de que a taxa de spam em circulação diminua, ao contrário do que se assistiu no ano passado. Isto porque, a nova tendência será o envio de correio personalizado aos utilizadores. Em causa estão os assuntos dos emails, que passam a integrar o nome ou o endereço dos internautas, o que acaba por confundir o utilizador quanto à veracidade das mensagens.
em 2008, surgirá também uma nova tendência com fins políticos. Tal como aconteceu nos Estados Unidos, durante as presidenciais, deverá aumentar o volume de mensagens electrónicas relacionadas com uma campanha ou iniciativas políticas. O mesmo acontecerá no que se refere a emails relacionados com investimentos financeiros ou com a compra virtual de bens.
Por fim, este ano os utilizadores deverão prestar mais atenção aos novos vírus para telemóveis dado o aumento da disponibilização de aplicações web para estes equipamentos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários