Os preços e a largura de banda oferecidos no acesso à Internet por ADSL e cabo em Portugal têm uma comparação positiva com outros países Europeus, conclui a Anacom num estudo agora divulgado. A entidade reguladora do mercado das comunicações em Portugal diz que o valor das ofertas de banda larga em Portugal está abaixo da média de um conjunto de 13 países europeus, tendo sido considerados o grupo dos 15 da UE menos a Grécia e a Finlândia.




As comparações, realizadas em Novembro de 2006, são positivas se for considerado o preço mínimo da banda larga em Portugal, ou o preço mínimo cobrado pelo operador histórico, mas também se a avaliação recair na velocidade de download, considerando a média dos preços mínimos.

O estudo da Anacom mostra que o valor mínimo praticado em Portugal, que é de 14,46 euros (sem IVA), está 3,6% abaixo da média dos 13 países considerados e é o 5º melhor valor neste grupo. Já o preço mais baixo praticado pela PT (15,28 euros, sem IVA) é o segundo mais reduzido entre os operadores históricos dos 13 países analisados pela Anacom

Também na comparação dos preços mínimos por velocidade de download em Portugal se verifica que os valores estão abaixo da média, sobretudo ao nível das velocidades de acesso mais comuns. Segundo o estudo, nas ofertas de 2 Mbps estão 28,9% abaixo da média, sendo Portugal o quarto país com melhor preço, logo a seguir ao Reino Unido, Holanda e Itália.

Já nos pacotes de 4 Mbps, o preço está apenas 4,5 por cento abaixo da média, enquanto para os 8 Mbps os portugueses pagam menos 17,9 por cento e nos 20 Mbps a redução de custos em relação à média é de 18,1 por cento.

A Anacom ressalva porém que nas ofertas de 24 Mbps Portugal fica em situação de desvantagem, com os preços acima da média dos países considerados.

O regulador comparou também os preços praticados pelos incumbentes de cada país, tendo em conta "a importância dos operadores históricos, em termos de quota de mercado". Assim, os preços da mensalidade para ofertas com capacidade máxima de débito de pelo menos 512 Kbps, 1 Mbps e de 8 Mbps do operador histórico em Portugal são, respectivamente, 25,9%, 12,6% e 21,9% abaixo da média dos preços praticados pelos operadores históricos dos países considerados. No entanto, a oferta de 2 Mbps está 6,6% acima da média.

http://imgs.sapo.pt/gfx/417918.gif

Notícias Relacionadas:

2007-02-05 - Adesão a banda larga prejudicada por falta de concorrência no mercado europeu