O site da Anacom conta a partir de hoje com novas informações sobre roaming internacional nas redes móveis, uma informação que o regulador de mercado pretende seja útil para "aumentar a transparência tarifária e a contribuir para o esclarecimento dos utilizadores sobre as regras tarifárias e de utilização", diz um comunicado disponibilizado à imprensa.

A iniciativa segue-se a medidas tomadas pela Comissão Europeia, que disponibilizou esta semana um portal onde se permite a comparação de tarifários de telemóveis em vários países da Europa e as tarifas praticadas em roaming. Recorde-se que a comissária para a Sociedade da Informação se tem mostrado empenhada em reduzir as desigualdades nas tarifas praticadas e pretende mesmo eliminar as diferenças de preços praticados entre diferentes países da Europa.

Na nova área do site da Anacom serão publicadas algumas questões frequentes dos utilizadores, nomeadamente relativas a serviços em que as regras funcionam de maneira diferente das que se praticam no território nacional, como é o caso da recepção de chamadas e da utilização do voice mail.

A Anacom tinha já disponível um site para comparação de tarifários móveis mas que funcionava apenas para as tarifas praticadas em território nacional.

Notícias Relacionadas:

2006-03-28 - Proposta para novas regras de roaming quer eliminar tarifas de recepção de chamadas na UE

2006-02-06 - Novas regras para o roaming na UE entram em vigor na segunda metade de 2007

2005-08-15 - Observatório de Tarifários regista mais de 20 mil acessos numa semana

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.