O Android Market, loja de aplicações para o sistema operativo móvel Android, vai passar a exibir toda a oferta associada a uma classificação por idades. Numa nota no site para programadores, a Google explica que a mudança dá resposta às críticas dos utilizadores da plataforma, que reclamavam informação mais clara sobre o tipo de conteúdo inerente a cada aplicação.



Assim, e já a partir das próximas semanas, as aplicações disponibilizadas neste mercado virtual passam a exibir uma das seguintes categorias: All, pre-teen, teen e Mature (todos, infantil, juvenil e adultos). Já a partir da próxima semana os programadores devem adaptar-se às novas regras e submeter aplicações que incluam informação da categoria respectiva. Esta informação também terá de ser acrescentada às aplicações existentes.



A prazo, todas as aplicações que não indiquem categoria serão apresentadas como pertencendo à categoria Adultos. Se bem que cabe aos programadores classificar as suas aplicações, novas e já disponibilizadas, os utilizadores podem também fazê-lo, se consideraram que a indicação fornecida não está correcta.



As novas regras de identificação das aplicações do Android Market serão também uma forma de afastar algumas acusações relativamente ao domínio dos conteúdos pornográficos no mercado de aplicações. Nos critérios de identificação das categorias estarão precisamente a linguagem: violenta, sexual ou ofensivo, por exemplo.