Em cinco anos a plataforma desenvolvida no seio da Open Handset Alliance, sob a coordenação da Google, aproximou-se, igualou e ultrapassou a concorrência, mostrando que na Internet não há lugares cativos.



Os dados apurados pela Canalys relativos aos três primeiros meses do ano mostram que o Android equipou 59,50% dos dispositivos vendidos. O ritmo médio de novas ativações do sistema operativo, por dia, é de 1,5 milhões.



A Apple, com o iOS, foi a segunda vencedora do trimestre, uma posição mantida à custa da boa performance do iPad, mas que ainda assim está a uma distância significativa da plataforma líder: garantiu suporte a 19,3% dos equipamentos vendidos. Já a Microsoft surge apenas na terceira posição, com 18,1% do mercado, indica a empresa de estudos de mercado.



As vendas de equipamentos portáteis no primeiro trimestre do ano representam um crescimento de 37,4% face ao mesmo período do ano passado.



Os tablets assumem destaque neste bolo, com o número de unidades vendidas a crescer 106,1%, para um total de 41,9 milhões de unidades. Aqui o domínio continua a pertencer à Apple, com o iPad, a pressão do Android é crescente e a empresa está a perder quota pelo terceiro trimestre consecutivo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico