O grupo Your Anon News, responsável pelos canais de comunicação online do grupo Anonymous, conseguiu um financiamento no valor de 54 mil dólares para criar uma página na Web dedicada às notícias do grupo. O apoio financeiro foi conseguido na plataforma de crowdfunding Indiegogo.

O Your Anon News pedia dois mil dólares como meta suficiente para levar o projeto avante mas acabou por conseguir bem mais dinheiro, o que deixa antever um site mais capaz e com mais funcionalidades.

Apesar de terem um alcance teórico de grande nível, o Twitter e o Tumblr, serviços usados pelo YAN para dar a conhecer novas missões e ataques que tenham sido realizados pelo Anonymous, são ferramentas limitadas em termos de conteúdo. "Queremos expandir as nossas capacidades e reportar, não apenas agregar, os acontecimentos", pode ler-se na campanha que recebeu o apoio de 1309 pessoas.

O site aparece também como uma forma de o grupo suportar as várias vozes "caladas", numa referência às pessoas que são oprimidas por determinados sistemas políticos, e a transmissão em direto de acontecimentos reportados pelos cidadãos comuns parece ser uma das características que vai alimentar a página de notícias do YAN.

Nas últimas movimentações do grupo hacker Anonymous a Coreia do Norte tem sido o alvo preferencial já que várias instituições do país e até a conta oficial do Twitter do governo norte-coreano foram capturadas pelos piratas informáticos.

Os representantes portugueses também prometem atividade. O Anonymous Portugal foi convocado para um apagão nacional na Internet a acontecer no dia 25 de abril, num protesto contra as medidas de austeridade que o país tem recebido.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico