O grupo de hackers Anonymous criou uma petição online dirigida à administração Obama para que os ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) sejam considerados como uma forma legal de protesto nos EUA.

Como justificação o grupo de piratas informáticos considera que este tipo de manifestação é em tudo semelhante às ocupações que as pessoas fazem de vias e praças públicas, mas neste caso acontecem dentro de um espaço público virtual.

"Em vez de um grupo de pessoas estagnadas fora de um edifício a ocupar a área, eles colocam o computador a ocupar um site para diminuir (ou negar) o serviço desse site em particular durante um curto espaço de tempo", pode ler-se na petição.

O pedido considera ainda que todas as pessoas que já foram condenadas pela justiça por ataques DDoS devem ser libertadas das sentenças e devem ter os registos criminais relacionados com essas ações removidos. Os ataques através da distribuição de negação de serviço são uma das formas de protesto usadas com mais frequência pelos Anonymous.

A petição foi criada no dia 7 de janeiro e no momento da publicação deste artigo contava com cerca de 850 assinaturas das 25 mil que são necessárias para que Barack Obama, presidente dos EUA, enderece uma resposta ao pedido. As restantes assinaturas têm que ser angariadas até ao dia 6 de fevereiro.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico