O grupo Anonymous declarou o próximo sábado, 24 de Setembro, o "Dia da Vingança" nos Estados Unidos, agendando manifestações em dezenas de cidades e ataques informáticos em massa a instituições que considera corruptas.

Num comunicado enviado ontem à imprensa internacional, o grupo de hacktivistas avisa que, juntamente com os protestos "pacíficos mas determinados", levará a cabo "uma série de ciberataques contra vários alvos, incluindo Wall Street, instituições bancárias corruptas e o departamento de polícia de Nova Iorque".

A ação é agendada depois, de durante protestos levados a cabo em Nova Iorque, esta terça-feira, a polícia ter intervindo de forma violenta e abusiva, detendo manifestantes e jornalistas independentes, alega o grupo, no comunicado reproduzido online.

A comunicação vinha acompanhada de um cartaz e de links para vídeos apelando à tomada de posição por parte dos cidadãos, nomeadamente aquele que foi usado para convocar o protesto que tinha tido lugar no sábado passado, que reproduzimos abaixo.

A 17 de Setembro, "cerca de 15 mil manifestantes pacíficos" em dezenas de cidades dos Estados Unidos juntaram-se para ocupar espaços públicos em sinal de protesto contra as "políticas injustas do Governo norte-americano e a corrupção do sistema financeiro", descrevem.

O principal foco dos protestos foi a zona da bolsa, em Nova Iorque, onde vários manifestantes foram detidos por violarem a lei que impede a manifestação com máscaras - símbolo do movimento.

As detenções não impediram os ativistas de continuarem as ações de ocupação do espaço público previstas, mas os incidentes de dia 20 motivaram a tomada de medidas mais drásticas.

[caption]cartaz[/caption]

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico