
Apenas um dia após o lançamento da versão beta do Chrome 11, surgiu a primeira aplicação a tirar partido da capacidade de pesquisa por voz do novo browser da Google, apontada como uma das grandes novidades desta edição.
A utilização da extensão, designada Speechify, é possível graças ao suporte ao HTML 5 e à API para introdução de dados através de voz, incluída na beta disponibilizada para download esta terça-feira.
A funcionalidade dota o browser da capacidade de interpretar a voz do utilizador (sem necessidade de Flash ou plugins), dispensando a introdução do texto por meio de teclas.
A possibilidade, semelhante à presente em sistemas operativos como o Android, trata-se de uma característica do HTML 5, pelo que não se trata de um exclusivo da Google, qualquer programador pode desenvolver com base nela.
Foi isso que fez a Dugley Labs, responsável pela criação do Speechify, que já pode ser descarregado gratuitamente através da Chrome Web Store.
Uma vez instalada, a extensão faz com que muitas das caixas de pesquisas online ganhem um pequeno ícone com um microfone, que depois de accionado permite falar para fazer pesquisas. Entre os sites que suportam a funcionalidade estão, por exemplo, o motor de busca da Google, Bing, YouTube ou WordPress.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários